quinta-feira, 20 de maio de 2010

Hoje coloco aqui a emtrevista que dei a Paula Brasileiro do excelente Meu Recife é Assim
Visitem e concorram a CDs.
bjs e até a próxima!

BB

________________________________________________________

Pequenas entrevistas, grandes nomes com ADRYANA BB!

Ela é cantora, compositora e correspondente da cultura pernambucana mundo afora. E tudo isso ela faz com maestria. Porque tem uma voz incrível (poderosa!), escreve versos lindos e tem aquele amor, cheio de um saudosismo lírico, de quem vive longe de sua terra. Adryana BB junta todos esses elementos e, com eles, explode no palco, cheia de carisma, beleza e talento. Nessa entrevista, ela fala da carreira, de planos futuros e da alegria que é levar um pouquinho do Nordeste pra quem tá morrendo de saudade.

Você começou cantando em festivais, depois foi pro Rio de Janeiro e passou muito tempo trabalhando por lá. Conta um pouquinho dessa sua trajetória.
Comecei há quase 23 anos num festival de escola aqui em Recife, já estreando como cantora e compositora. De família muito rígida, ficava difícil cantar em público, até que resolvi esse problema nas missas de domingo da igreja do Espinheiro ficando por lá alguns anos. Quando fui ficando mais velha, comecei a frequentar alguns cursos livres de técnica vocal e também comecei a participar de alguns festivais que existiam em Recife nessa época. Entrei num concurso na rádio cidade e minha música começou a tocar muito aqui! Posso dizer que fiz o caminho contrário, porque depois disso tudo é que fui tocar na noite. Cantei em vários bares da moda na época, o que ficou mais marcante foi o Bar da Rampa. Até hoje encontro pessoas que lembram de mim dessa época.
Resolvi ir pro Rio com a cara, a coragem e R$20,00 no bolso (muita fé e fogo de juventude né? rs). Lá fui convidada pra vários trabalhos relacionados à música nordestina inclusive cantando maracatu, ciranda, coco e afoxé com o Rio Maracatu. Posso dizer que foi o verdadeiro encontro da minha arte com o meu coração. Mergulhei nesse universo e até hoje pesquiso esse repertório afro e nordestino.


Você é uma correspondente ativa da cultura pernambucana. Como é esse trabalho de levar a música nordestina pra outros lugares e como você vê a receptividade desses públicos?
A música nordestina é muito querida! Seja pela memória afetiva das pessoas, ou pela sensação de estar olhando e ouvindo personagens de um livro de Jorge Amado, não sei precisar o motivo, mas o sorriso no rosto das pessoas vem logo no segundo compasso! É maravilhoso ver esse reencontro do povo brasileiro com a sua própria cultura!
Mas ainda acho que falta muito chão pra se andar nessa questão. Muita gente ainda não teve acesso à nossa cultura e esse é o trabalho mais difícil a ser conquistado.

Mesmo tendo ficado tantos anos fora (morando no Sudeste) sua música nunca perdeu o tom nordestino e pernambucano. A quê você atribui essa particularidade do seu som?
A saudade que eu senti e a alegria de levar alegria pra quem também sentia.


Este ano o bloco do Rio Maracatu, puxado por você, arrastou cerca de 50 mil pessoas no carnaval carioca. Agora você está voltando ao grupo, certo? Quais seus projetos junto ao Rio Maracatu (que você possa nos revelar, claro!)?
Fizemos parte do maior carnaval de rua da história do Rio de Janeiro, saímos no Jornal Nacional. Mais uma vez tive a oportunidade de fazer parte de nossa história fora de nosso eixo. Com relação à minha permanência, sim, estou regressando ao grupo por tempo indeterminado. No momento estamos nos preparando para gravar um CD com previsão de ser lançado ainda no final do ano e com direito a prévias carnavalescas no mês de janeiro. Meu desejo e projeto atual com relação ao Rio Maracatu é fazer um intercâmbio no início do ano que vem entre ele e o nosso Galo da Madrugada. E assim consolidar de uma vez esse amor que mora entre essas duas cidades.

E os planos da Adryana BB para o resto do ano de 2010? Você continua divulgando seu novo cd “Do Barro ao Ouro” durante este ano? Vamos ter o prazer de ouvir teu vozeirão nos palcos do Recife?
Sim, o meu querido Cd "Do Barro ao Ouro" tem só 6 meses de vida, ainda é um filhotinho! Rs Ainda ontem, soube de mais uma conquista, meu CD está tocando no Japão. Agora nossa música andou e ficou em Buenos Aires, EUA, Rio , Fortaleza, Recife e Japão através do meu CD! Quer coisa melhor? Ainda estamos fazendo esse show com muito prazer. O farei dia 17/06 numa entrevista à revista carioca 126 com direito a show e 5 músicas dessa apresentação gravadas num CD que sai junto com a revista. Tô super feliz com esse projeto! Isso não quer dizer que não existam outros. Em julho entro em cartaz com um novo show de afro-sambas em Recife. Acho que será o início do processo de idealização do meu novo CD ainda sem data para início das gravações.


Nenhum comentário: