quarta-feira, 14 de maio de 2008

Novo show! Novo CD!

Queridos amigos,
é com muita alegria que passo para contar o meu mais novo projeto musical!
Chama-se "Do Barro ao Ouro", é um projeto que nasceu de uma forma muito inusitada.
Como ainda estou me habituando com "ter um blog", então que seja de verdade!
Vou contar tim-tim por tim-tim!
:)
rsrsrsrs
O embrião de "fazer um novo CD" nasceu no segundo semestre de 2007, quando eu recebi o convite de uma empresa da indústria fonográfica para efetivamente lançar o meu produto no mercado.
Convidei então dois profissionais muito competentes para dirigir e produzir esse CD que eu resolvi que não seria autoral.
Procurei alguns compositores e montei um grande repertório onde fui pré-selecionando (o que eu cantaria sem problemas) para uma reunião de finalização de repertório . As últimas canções chegaram até a mim por intermédio direto e indireto dessa equipe.
Já tinha a "boneca" do que seria o meu próximo CD, mas vários fatores não permitiram o fechamento desse contrato.
Começaria então uma luta ferrenha entre a frustração e a persistência.
Acabou-se o ano, veio o carnaval, uma turnê, muitos meses e várias mudanças de produção, muitas idas e vindas... até que o Paulo Cesar Figueiredo (produtor que eu já conhecia desde o ano passado) comprou a briga comigo.
Nada fácil sair da inércia, a essa altura já tinha-se ido toda uma estrutura anterior restando só a matéria prima: Eu e o repertório imenso (inédito... e lindo..rsrs).
Ele (o Paulinho) conseguiu uma parceria com a Alcatéia, um selo muito simpático daqui do RJ e com um telefonema, como se por passe de mágica, tínhamos um puta teatro com a data super especial 24/06, que é dia de São João.
A partir daí, o trabalho já existia, mas estava plasmado nas mentes de nós dois...rsrsrs
O que fazer quando se mora no sudeste, trabalha-se com música nordestina, vai-se montar um trabalho nordestino para o São João sabendo-se que existem uma meia dúzia de bons profissionais que tocam acordeão nessa área?
Obviamente todos estão agendados.
Pensei muito sobre como obter um bom resultado, afinal de contas seria uma gravação ao vivo.
Conversei com o Paulinho e expliquei o que eu gostaria que fosse feito.
Gostaria de um show com a alma nordestina de verdade.
Poderia ser até que não estivessem presentes os intrumentos característicos...Poderia até ser que a princípio as pessoas ficassem ressabiadas com a disposição musical, mas a partir do momento em que o som fosse ouvido em sua verdade, seria rapidamente indentificado.
Chamei então Ranniere Oliveira (pianista e arranjador do projeto) para conversar.
Falei do meu desejo e sugeri a formação com 2 percussões e um baixo acústico. Ranniere veio com a idéia de um violão, eu sugeri um de 07!
Estava feito!
Ranniere definiu em uma só frase o que eu estava sentindo o "Som de madeira".
Era isso!
Conversamos também sobre o sentimento desse show, da importância da música nordestina para o mundo e sobre a forma que ela sempre foi encarada por todos, sendo uma "música popular".
Mas isso não significa que não tenha nenhum requinte...
Daí veio o nome do show:
"Do Barro ao Ouro".
Essa história também não é a conclusão de uma história heróica, pois as adversidades que a vida traz são muito cruéis.
Depois que o Paulinho veio trabalhar comigo, encontramos várias outras grandes dificuldades, como problemas de saúde que quase não deixaram que marcássemos nenhum show.
Mas como ele mesmo diz
"Ninguém se esforça à toa. Os frutos sempre vêm!"

E foi o que aconteceu.
Escolhi todos os profissionais desse projeto pessoalmente, e acredito que tenhamos muitas alegrias pela frente!
A partir de hoje, estarei postando o "passo-a passo" de toda a produção desse CD, com fotos de ensaios e todos os bastidores dessa produção.
Espero que todos vocês sintam-se parte dessa história e, se puderem, que estejam ao vivo para o registro dela em CD.
Até breve!!!!
Adryana BB

Nenhum comentário: