sábado, 29 de dezembro de 2012

O que os artistas são

Li esse texto publicado por um amigo...
Define perfeitamente o caminhar de cada dia! Desejo que cada colega de arte sempre possa seguir firme e com mais leveza essa difícil caminhada!


...

"Os artistas são as pessoas mais motivadas e corajosas sobre a face da terra. Lidam com mais rejeição num ano do que a maioria das pessoas encara durante toda uma vida.
Todos os dias, artistas enfrentam o desafio financeiro de viver um estilo de vida independente, o desrespeito de pessoas que acham que eles deviam ter um emprego a sério e o seu próprio medo de nunca mais ter trabalho.
Todos os dias, têm de ignorar a possibilidade de que a visão à qual têm dedicado suas vidas seja apenas um sonho.


Com cada obra ou papel, empurram os seus limites, emocionais e físicos, arriscando a crítica e o julgamento, muitos deles a ver outras pessoas da sua idade a alcançar os marcos previsíveis da vida normal - o carro, a família, a casa, o pé-de-meia.

Porquê?
Porque os artistas estão dispostos a dar a sua vida inteira por um momento - para que aquele verso, aquele riso, aquele gesto, agite a alma do público.


Artistas são seres que provaram o néctar da vida naquele momento de cristal quando derramaram o seu espírito criativo e tocaram no coração do outro. Nesse instante, eles estão mais próximos da magia, de Deus e da perfeição do que qualquer um poderia estar.
E nos seus corações, sabem que dedicar-se a esse momento vale mil vidas."


(David Ackert)



2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente Adryana. Acontece que quando o artista faz sucesso ganha mais dinheiro em um mês o que o cidadão comum não ganha numa vida inteira de trabalho braçal! Isso que você tá fazendo é endeusar o artista. Ele é um privilegiado, pois quando não ganha dinheiro geralmente vai fazer outra coisa na vida. Um exemplo? Alceu valença: Um show dele de , no máximo 2h, aqui em recife, ou interior( pode conferir no diário oficial do estado) não sai por menos de R$100.000,00, 120.000,00. Você acha isso justo? Enquanto a maioria da população ( 80%) ganha até um salário mínimo ( muitos vivem com menos, bolsa família por exemplo. Um show de Petrucio Amorim ( que eu gosto muito), não sai por menos de 35 a 50 mil!Almir Rouche, que é meu vizinho da Várzea, também não sai por menos que isso.De onde vem essa rejeição? Se a maioria, quando ficam famosos, se tornam todos arrogantes e bajulados pelos fãs e pela mídia em geral. Como "bons exemplos" temos as merdas que são Michel Teló e Roberto Carlos. Esse canta as mesmas músicas de 40 , 50 anos atrás e mesmo assim tá podre de rico! Mude esse texto que não é assim que a banda toca. Se fazer de vítima pra atrair a atenção dos incautos. De resto, Feliz Ano Novo de muita Paz e Prosperidade. E que, se você não for famosa, que chegue lá, pois só assim você vai deixar de fazer esse tipo de panfletagem. Forte abraço!

Adriana B disse...

O cenário cultural, seja ele musical ou não é gerador de empregos.
Que vão do montador de palco ao ambulante.
Hotelaria, bares, lojas... Enfim...
Vê-se que pelo pensamento de "se não der certo o músico faz outra coisa" é pequeno demais, pois em qualquer profissão tem-se a mesma escolha.
Precisa-se saber quantos empregos diretos um artista gera. Quanto ele paga pro profissional, transporte, excesso de bagagem, hospedagem, traslado, quanto ele gastou pra gravar uma música que deu certo, quanto ele pagou por músico por gravação quanto ele pagou por prensagem...E por aí vai uma lista enorme.
Não quero, nem espero que ninguém fora do meio saiba, porque ninguém sabe de tudo. Se o artista vende o show por um preço alto é porque tem quem pague e nunca vi contratante nenhum investir uma grana dessa sem a certeza de lucro pra ele.
Não me faço nem aqui nem em texto algum desse blog de coitadinha. Nem sou e nem trato minha arte assim. Respeito opiniões divergentes e espero que respeitem meu direito de expressão nesse espaço que foi criado por mim pra isso.
No mais, quem não se sente a vontade, é só não ler mais.